CONTO

EXIGÊNCIAS BÁSICAS:
18 LINHAS POR TRIMESTRE
(6 POR MÊS / 72 POR ANO)

Os contos são definidos aqui como experiências vividas com Astronomia e que merecem ser compartilhadas. Há flexibilidade para temas livres e os contos cujos temas não couberem nos núcleos serão publicados na página principal do GaeA. Pode ser um episódio ocorrido durante um evento astronômico, uma anedota (que tenha um tema relacionado à Astronomia), uma dica (música para ouvir durante uma sessão de observação, livros, filmes, etc), uma história fictícia, etc.

Pode também comentar uma notícia, desde que as fontes sejam informadas se algum trecho for da notícia for reproduzido.

EXEMPLO:

INDIGNAÇÃO EM PEIXES

Eu trabalhava num observatório vinculado a um museu no interior e a observação de constelações com seus objetos principais era uma das atrações. Dei ênfase às constelações do zodíaco porque são elas que estão na boca do povo por causa dos horóscopos encontrados nos veículos de comunicação. Nem todas as constelações do zodíaco são dignas de espetáculo quando selecionamos objetos que são facilmente reconhecíveis à vista desarmada ou com um pequeno instrumento num céu com alguma poluição luminosa.

Das constelações do zodiáco eu costumava mostrar Áries, que apesar de pequena nos permitia falar um pouco de sua história e sua relação com o chamado ponto vernal, além de pelo menos três estrelas facilmente reconhecíveis; a do Touro dispensa comentários: Hyades, Plêiades, Aldebaran encabeçam o grupo de objetos, além de estar bem perto da constelação de Órion; Gêmeos, com Castor, Póllux e alguns aglomerados. Leão e Virgem, com Regulus, Spica e algumas de suas estrelas principais, além de algumas galáxias relativamente fáceis de encontrar; Libra, pela sua história, que antes pertencia ao Escorpião, que é uma das mais fáceis de observar pela riqueza de objetos. Sagitário também não fica atrás, com suas nebulosas e aglomerados. Das doze conhecidas podemos usufruir de oito. Câncer, Capricórnio, Aquário e Peixes, sendo que essas últimas, apesar do tamanho, possuem suas limitações de visualização num céu poluído.

Vamos ao ponto: estava atendendo o público numa dessas sessões dedicadas a uma constelação do zodíaco quando uma moça me pergunta: "Quando é que você vai mostrar Peixes?". Como eu já sabia que a constelação de Peixes está fora da programação por causa de suas limitações, principalmente quando o observatório ficava localizado numa praça bastante iluminada, respondi normalmente: "Peixes não merece ser colocado, pois ela é muito fraca". Depois que disse aquilo a moça mostrou uma cara de indignada e sem se despedir saiu do observatório e foi embora.

Na noite seguinte, uma outra moça chega ao observatório e se identifica como parente de uma moça que tinha vindo na noite anterior. Ela veio saber se havia acontecido alguma porque a prima dela (a moça da noite anterior) reclamou que não havia sido bem atendida. Como havia atendido um número razoável de pessoas, pedi para especificar quem era a moça que supostamente teria sido mal atendida. Depois que ela me explicou foi que a ficha caiu: a prima dela era do signo de Peixes e ficou extremamente indignada quando eu expliquei inocentemente que não mostrava a constelação de Peixes porque suas estrelas eram fracas.